segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Discurso de Natal do Grão Duque Henri

© Cour grand-ducale / Sophie Margue

Caros cidadãos, 

Há algumas semanas, no Luxemburgo, em Paris, como em outras grandes cidades da Europa, se recordou a dignidade do centésimo aniversário do fim da Primeira Guerra Mundial.

Em 11 de novembro de 1918, um dia muito distinto, um marco na história do nosso continente, está aqui. Depois de mais de 4 anos de guerra horrível, que custou a vida de quase 20 milhões de pessoas, o momento de cessar-fogo finalmente chegou.

Mas o mundo mudou. A liderança européia estava sempre em questão. E a luta pela paz é, infelizmente perdida: depois de outros vinte e cinco anos, outra guerra mundial começou.

E essa é a Primeira Guerra Mundial até hoje, por causa do início de uma nova era. Eu estou falando sobre cooperação entre Estados e Nações.

Um novo sistema teve que ser introduzido:

  • com regras que devem respeitar todas as nações, grandes ou pequenas, da mesma fora.
  • e também com organizações internacionais onde a colaboração funcional.
A "Sociedade das Nações", precursora da ONU, foi fundada. Mas a crise no nacionalismo e nos anos 30 não permitiu que esse sistema se desenvolvesse. Somente depois da Segunda Guerra Mundial, a cooperação ganhou seu favor.

No mundo de hoje, o multilateralismo, que é cooperação e igualdade entre Estados, é mais importante do que nunca. E deve levar em todos os lugares onde isso é bilateral aos seus limites:

  • organizar o direito comercial internacional,
  • para controlar as alterações climáticas,
  • para resolver os desafios da migração global,
  • e para evitar conflitos.
Nossa diplomacia luxemburguesa tem sido há séculos vigilante pelo respeito do direito internacional e pelo reforço da cooperação multilateral. Ela também recebe muita bagagem.

Eu poderia pessoalmente viver isso na COP24 em Katovice. Vamos nos ater àqueles instrumentos e instituições que estão disponíveis para nós. Eles fizeram seu trabalho preliminar e entregaram resultados, mesmo que seu trabalho precise se adequar aos desenvolvimentos.

Em um tempo muitas vezes expresso pelo egoísmo nacional, todos os atores internacionais devem estar cientes de sua responsabilidade. Nós temos apenas um mundo, com desafios, que indicam nossos All Eppes.

Caros concidadãos,

O resultados das eleições deste outono permite que a coalizão em curso crie um novo período de legislatura e desejo ao nosso governo uma mão feliz no desenvolvimento de suas importantes e nobres tarefas.

Como em nossos países vizinhos, também há mudanças em nossa paisagem política. Mais partidos encontram clareza entre os eleitores, que se sentem menos bem do que antes. Ensinamentos ou temas específicos são mais ressonantes.

No entanto, tenho o prazer de observar que o consenso dominante do partido não está sendo questionado sobre o essencial.

As fronteiras ou o slogan simplista dificilmente foram encontrados. Temos de nos orgulhar da diversidade e coesão da nossa sociedade.

No final, você será remunerado por um residente ou estagiário não europeu que não pagará uma contribuição para nenhum negócio. A coesão econômica da coesão social é notável e resultado de um nous appartient da empresa. Se assim for, você pode encontrar o projeto limpo e a revisão notável. É o melhor lugar para relaxar.

Hoje, neste Natal, não que limitar meu reconhecimento ao plano político.

Um grande e profundo agradecimento também aos muitos membros de nossa sociedade que, tanto em casa, estão em crise, quanto a serviço das pessoas que estão na emergência.

Solidariedade e compromisso social são muitas vezes a única luz que permanece quando a política atinge seus limites.

Não há necessidade de se preocupar com isso, você deve ter a coragem de lidar melhor com as coisas.

Esta ajuda pode ser feita em muitos níveis e a Grã-Duquesa também se envolve com muitas convicções sinceras para mover as pessoas, especialmente na luta conta qualquer forma de violência sexual, particularmente em assuntos que levam a guerras e conflitos. Estou plenamente ciente desta iniciativa da Grã-Duquesa. Muitos outros, incluindo o Prêmio Nobel, também participarão, e no evento de um fórum internacional na primavera do ano que vem aqui no Luxemburgo.

Caros,

Muitos de nós celebramos os feriados com a família e os amigos. Mas eu também penso nos doentes ou naqueles que estão sozinhos... Por que não apenas dar uma boa palavra ou um pouco de tempo neste Natal?

Neste espírito e em conjunto com a Grã-Duquesa, o Grão Duque Jean, o Príncipe Guillaume, a Princesa Stéphanie e todos os nossos filhos, desejo-lhe tudo de bom e lindo no Natal e agora toda a bondade para um Feliz Ano Novo.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Apresentação dos prêmios atribuídos na exposição "De Mains De Maîtres"

S.A.R. o Grão-Duque Hereditário Guillaume e S.A.R. a Grã-Duquesa Hereditária participaram da entrega dos prêmios que foram atribuídos ao final da bienal "De Mains De Maîtres".

© Cour grand-ducale / Claude Piscitelli

© Cour grand-ducale / Claude 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Gala de Natal - SOS Villages d’Enfants Monde / Batismo do Sino da Orquestra Filarmônica de Luxemburgo

S.A.R. o Grão-Duque e S.A.R. a Princesa Alexandra participara do concerto da Orquestra Filarmônica de Luxemburgo (OPL), organizada devido a Festa de Natal da SOS Villages d'Enfants Monde, sob a direção do Sr. Domingo Hindovan.

© Cour grand-ducale / Marion Dessard

© Cour grand-ducale / Marion Dessard

© Cour grand-ducale / Marion Dessard

Audiência com os membros da nova Câmara dos Deputados

S.A.R. o Grão Duque recebeu em audiência os membros da Câmara dos Deputados do novo período legislativo.

© Cour grand-ducale / Claude Piscitelli

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Acreditação dos novos Embaixadores no Luxemburgo

S.A.R. o Grão Duque recebeu em audiência os novos Embaixadores com suas Cartas Credenciais.

© Cour grand-ducale / tous droits réservés

© Cour grand-ducale / tous droits réservés

© Cour grand-ducale / tous droits réservés

© Cour grand-ducale / tous droits réservés