terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Discurso de Natal

Foto © Grão-Ducal Court / Christian Aschman / Todos os Direitos Reservados

Caros concidadãos,

Como é tradição, gostaria, nesta véspera de Natal, compartilhar com você algumas reflexões quando olho para trás sobre os acontecimentos mais importantes do ano passado. Ao analisar os últimos meses, percebemos que 2013 foi no exterior como em casa, marcado por um ano extraordinário.

Em primeiro lugar gostaria de discutir esses eventos passados, cuja análise levou a uma perda lamentável de confiança na política e instituições. Ele foi seguido pela necessidade de dissolver a Câmara dos Deputados e realizar novas eleições.

Estas eleições levou à formação de uma nova minoria que se reflete na composição tanto da Câmara dos Deputados, que o Governo. Enquanto isso, a Casa e o Governo foram formados e os seus membros foram empossados. Ambas as instituições teve a oportunidade, seis meses antes do final do prazo regular, para dar uma nova orientação política e fornecer respostar para os grandes desafios que o nosso país enfrenta. Neste espírito, quer os seus membros tiveram uma mão de sorte, no exercício de suas funções importantes.

O trabalho feito pelo Governo anterior também merece o nosso respeito. Em especial, gostaria de agradecer ao senhor Juncker por seu serviços por muitos anos no Luxemburgo e na Europa.

No entanto, eu seria negligente em não mencionar o compromisso extraordinário que marcou estas eleições. Nunca tivemos tantas indicações. Este compromisso demonstra que a nossa sociedade é uma sociedade de estar e um grande número de cidadãos estão dispostos a comprometer-se com o bem comum. Agradeço a todos muito por seu compromisso, inclusive aqueles que não obtiveram mandato político.

Caro concidadãos,

Como nos anos anteriores, devo resolver a situação econômica e financeira difícil da Europa e Luxemburgo. Enquanto algumas evidências sugerem que a atividade econômica pode ver uma recuperação no próximo ano, o contexto social e financeira em que o nosso país é, no entanto, marcado pelas consequências da crise global. Nunca tivemos tantas pessoas desempregadas em nosso país. Muitos funcionários de uma certa idade que perderam os seus postos de trabalho e que é muito difícil para a posição no mercado de trabalho. 

No entanto, também deve ajudar os jovens. Muitos deles gostariam de assumir o controle de suas vidas, mas sem trabalho, seus projetos pessoais, familiares e de trabalho não pode ser facilmente alcançável, se não impossível de alcançar. Embora o contexto econômico difícil que eu já mencionei há algo. No entanto, esta é também devido à falta de consciência do fato de que as pessoas, especialmente os jovens à procura de um emprego e não têm uma sólida educação vai achar que é mais difícil encontrar um emprego.

A transformação da nossa economia e cada vez mais desenvolvida uma sociedade baseada nos serviços de natureza destacam a necessidade de proporcionar aos nossos jovens a melhor educação possível e concluir mais tarde por uso orientado da formação profissional. Portanto, é extremamente importante que a sua família, a escola e o meio social mais amplo prepararem os jovens para o lugar que ocupam na sociedade e na vida profissional. É particularmente importante para combater os estereótipos e equívocos sobre certas profissões. A orientação não deve mais contar com uma imagem social maçante ligada erroneamente aos comércios manuais, por exemplo. Só orientação adequada permite o treinamento para ser verdadeiramente útil para a juventude, para agradar a todos e ajudar a sociedade como um todo para avançar.

Caro concidadãos,

A nível internacional, quero sublinhar o papel importante que o Luxemburgo assume esta primavera no âmbito da ONU. Podemos estar orgulhosos do mandato do membro do Conselho de Segurança que retorna ao Luxemburgo por um período de dois anos. Constituindo não somente um sucesso diplomático, este mandato também reflete o enorme compromisso com a paz no mundo mostrado pelo nosso país.

Este compromisso é uma continuação lógica dos esforços de manutenção da paz que oferece nosso país sob a autoridade das Nações Unidas através da prestação de soldados e policiais do Luxemburgo. Da mesma forma, bem-vindo ao Luxemburgo refugiados sírios registrados neste compromisso humanitário. A necessidade de tal assistência é claro, tendo em vista o imenso desespero de tantas pessoas que fogem de um regime ou de uma guerra.

Por ocasião da visita de Estado à Turquia, a Grã-Duquesa e no ministro de Relações Exteriores foram capazes de obter uma ideia da dimensão da catástrofe humanitária desencadeada pelo conflito sírio. Neste contexto, todos nós, podemos estar justamente orgulhos do material importante e assistência pessoal da cooperação para o desenvolvimento do nosso país.

No entanto, a minha gratidão não é apenas o compromisso a nível internacional. Muito pelo contrário: eu quero especificamente homenagear os méritos de nossa sociedade que também colocam a serviço dos cidadãos através de situações difíceis. Assim, temos de continuar a incluir a luta contra a pobreza. A nossa solidariedade é mais importante do que nunca. 

Na véspera de Natal, nossos pensamentos vão especialmente para os membros doentes de nossa sociedade, a quem desejamos muita coragem e confiança para enfrentar o futuro.

Caros concidadãos,

Pessoalmente, é com grande alegria que a Grã-Duquesa e eu nos lembramos do casamento do Príncipe Felix e da Princesa Claire. Eu gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer às muitas pessoas que têm seguido esta bela festa e o interesse que trouxeram para eles. As muitas manifestações de pesar que nos tocou muito.

Caros concidadãos, 

Com a Grã-Duquesa, meu pai, o Grão-Duque Jean, o Príncipe Guillaume e a Princesa Stephanie e toda a família, eu desejo a todos um Feliz Natal e um feliz 2014. Eu também gostaria de falar com os cidadãos da comunidade internacional no Luxemburgo e desejar-lhes um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo.

sábado, 21 de dezembro de 2013

Visita ao centro de desenvolvimento e atração da Cidade do Luxemburgo

S.A.R.o Grão-Duque Hereditário Guillaume e S.A.R. a Grã-Duquesa Hereditária Stéphanie viajaram para Luxemburgo, para participar de visitas agendadas até 2014.

Durante o passeio o casal visitou o Hotel de Ville de Luxembourg, o abrigo para menores "Péitrusshaus". Participaram de uma recepção no Grand Théâtre de la Ville de Luxembourg, onde tiveram a oportunidade de conhecerem os voluntários que trabalham nas áreas sociais e de caridade. A visita encerrou-se com um passeio pelo Mercado de Natal na Praça da Constituição.

Foto: wort.lu


Foto: wort.lu

Foto: wort.lu


Foto: wort.lu

Foto: wort.lu

Foto: wort.lu

Foto: wort.lu

Foto: wort.lu

Foto: wort.lu

Foto: wort.lu

Foto: wort.lu

Foto: wort.lu

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Visita de Natal a associação "Stëmm vun der Strooss"

S.A.R. o Grão-Duque e S.A.R. a Grã-Duquesa acompanhados por S.A.R. o Príncipe Louis e S.A.R. a Princesa Tessy participaram da tradicional festa de Natal para as pessoas mais desfavorecidas organizada pela associação "Stëmm vun der Strooss" que aconteceu no Centre Culturel de Bonnevoie; na presença dos responsáveis, assim como voluntários que trabalham em favor das pessoas que vivem em exclusão social.

©Stëmm vun der Strooss / tous  droits réservés

Audiência com os novos membros da Câmara dos Deputados

S.A.R. o Grão-Duque Henri recebeu em audiência no Palácio Grão-Ducal S.E. Mars Di Bartolomeo, o novo presidente da Câmera dos Deputados, antes de receber em audiência a delegação de oficiais da Câmera dos Deputados da nova legislatura. Posteriormente houve um recepção com a presença de S.A.R. a Grã-Duquesa María Teresa.

Grão-Ducal Tribunal © / Todos os direitos reservados

Grão-Ducal Tribunal © / Todos os direitos reservados

Grão-Ducal Tribunal © / Todos os direitos reservados

Grão-Ducal Tribunal © / Todos os direitos reservados

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Prêmio do Grão-Duque Adolphe

S.A.R. o Grão-Duque Henri entregou o "Prêmio Grão-Duque Adolphe" ao vencedor da edição de 2013 no Salon du Cercle Artistique de Luxembourg (CAL), na presença do Ministro da Cultura, Maggy Nagel e o Presidente do Cal, Jean Petit. A ganhadora deste ano foi a Sra. Carine Kraus. O prêmio tem como objetivo "melhorar e promover a criação artística no Grão-Ducado do Luxemburgo".

Grão-Ducal Tribunal © / Todos os direitos reservados

Grão-Ducal Tribunal © / Todos os direitos reservados

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Missão Econômica na República Popular da China

S.A.R. o Grão-Duque Hereditário Guillaume, acompanhado por S.A.R. a Grã-Duquesa Hereditária Stéphanie e sua delegação chefiada pelo Vice-Primeiro-Ministro, Ministro da Economia e Comércio, Sr. Etienne Schneider, visitarão Pequim, Xangai, Hangzhou e Wuxi. O objetivo da missão é procurar novas oportunidades de negócios e reforço das relações econômicas, financeiras e comerciais entre s dois países.

A Missão Econômica começou em Pequim, com uma reunião com líderes políticos e econômicos do país. Em seguida participaram da inauguração de um centro técnico para as atividades de pesquisa e desenvolvimento do IEE e a inauguração de novos escritórios de Paul Wurth, que entrega seus primeiros recursos e qualidades para a indústria siderúrgica chinesa desde o início do século passado.

© 2013 Grão-Ducal Court / Adrien P. Bernard / Todos os Direitos Reservados

© 2013 Grão-Ducal Court / Adrien P. Bernard / Todos os Direitos Reservados

© 2013 SIP / MECO / Todos os Direitos Reservados

sábado, 14 de dezembro de 2013

Batismo da Arquiduquesa Maria-Stella Habsburg Lothringen

Os membros da Família Grã-Ducal participaram do batismo de S.A.I.R. a  arquiduquesa Maria-Stella Habsurg Lothringen, nascida em 11 de novembro de 2013, filha do arquiduque da Ástria, Imre e sua mulher, Kathleen Walker, que tornou-se Arquiduquesa da Áustria devido seu casamento. O batizado aconteceu na Igreja de Fischbach no Grão-Ducado de Luxemburgo.

Da esquerda para a direita, a partir da primeira fila para a segunda fila:

Príncipe Jean, S.A.R. o Grão-Duque Jean, S.A.R. a Grã-Duquesa María Teresa, S.A.R. o Grão-Duque Henri, S.A.I.R a arquiduquesa Maria-Stella nos braços da Arquiduquesa Kathleen, S.A.I.R. o Arquiduque Imre, S.A.I.R. a arquiduquesa Marie-Astrid, o Conde Léopold de Lothringer Stirum, S.A.R. o Arquiduque Christian da Áustria, S.A.I.R a Arquiduquesa Yolande.

Príncipe Sebástien, S.A.S. o Príncipe Paul-Louis, S.A.R. a Grã-Duquesa Hereditária Stéphanie, S.A.R. o Grão-Duque Hereditário Guillaume, S.A.I.R. a Arquiduquesa Gabriella, S.A.I.R o Arquiduque Alexander, Conde Constantin de Lothringen Stirum nos braços de S.A.I.R.  a Arquiduquesa Marie Christine, o Conde Rodolphe de Lothringen Stirum, S.A.I.R. o Arquiduque Christoph e S.A.I.R. a Arquiduquesa Adelaide

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Príncipe Félix inicia curso de enologia

Príncipe Félix começou curso de enologia

Foto: RTL.lu

Após o casamento com Claire, o príncipe Félix ficou com a responsabilidade de gerir o Château Les Crostes e a sua produção de vinhos, propriedade do sogro. E, mostrando que está empenhado no novo cargo, o príncipe começou em Outubro um curso de enologia.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Cerimônia de entrega de prêmios europeia para jovens empreendedores

S.A.R. o Grão-Duque Herdeiro e S.A.R. a Grã-Duquesa Herdeira estiveram no Castelo de Septfontaines no Luxemburgo para assistir a cerimônia de entrega de prêmios europeia para jovens empreendedores da internet organizada pela Conferência dos Jovens Europeus na presença do Sr. Etienne Schneider, Vice-Primeiro Ministro; Ministro da Economia; Ministro da Segurança e Ministro da Defesa.

©Nico Schroeder / CER

©Nico Schroeder / CER

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Audiência com a Representante da UNICEF Burundi

S.A.R. a Grã-Duquesa María Teresa na qualidade de Presidente da Fundação Grão-Duque e Grã-Duquesa e apoiado do "Projeto de samaritanos" no Burundi recebeu em audiência no Palácio Grão-Ducal Maggy Barankitse, fundadora e responsável pela Casa Shalom no Burundi e o Sr. Johannes Wedenig, representante da UNICEF no Burundi.

© Hervé Montaigu / Tageblatt
© 2013 Grão-Ducal Court / Todos os Direitos Reservados

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Recepção aos Militares da operações da NATO

S.A.R. o Grão-Duque Henri, S.A.R. a Grã-Duquesa María, S.A.R. o Grão-Duque Hereditário Guillaume e S.A.R. a Grã-Duquesa Consote Stéphanie organizaram uma recepção ao militares que estão participando de algumas missões da NATO.

Fotos: wort.lu







Gala para distinguir os melhores desportistas de 2013

S.A.R. o Grão-Duque Hereditário Guillaume e S.A.R. a Grão-Duquesa Consorte Stéphanie estiveram presentes na Gala de homenagem para os melhores esportistas de 2013.

Fotos: wort.lu e tageblatt.lu










Audiência com os novos membros da Ordem dos Arquitetos

S.A.R. o Grão-Duque Henri participou de uma audiência na qual se reuniu com alguns arquitetos que foram incluídos na Ordem dos Arquitetos.

Foto: monarchie.lu


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Tomada de Posse do Novo Governo

S.A.R. o Grão-Duque participou de uma cerimônia em que foram nomeados o primeiro-ministro, o vice-primeiro-ministro e os ministros.

Após o fim do ato o Grão-Duque Henri e a Grã-Duquesa María Teresa organizaram uma recepção.

© 2013 SIP / Charles Caratini / Todos os Direitos Reservados




Cerimônia de dissolução oficial do Governo

S.A.R o Grão-Duque Henri esteve presente em uma Cerimônia de despedida do ex-primeiro ministro em conjunto com ex membros do governo luxemburguês.

Fotos: wort.lu