domingo, 26 de maio de 2013

A Família Grão-Ducal: S.A.R o Grão-Duque Henri


Sua Alteza Real o Grão-Duque nasceu em 16 de abril de 1955 no Castelo de Betzdorf, onde  residiam os Grão-Duques Herdeiros, desde que se casaram em  09 de abril de 1953. Foram seus pais o Grão-Duque Jean de Luxemburgo e Chefe do Grão-Ducado desde a renúncia de sua mãe a Grã-Duquesa Charlotte, e Grã-Duquesa Joséphine-Charlotte Ingeborg Elisabeth Marie-José Marguerite Astrid.

Foi educado em Luxemburgo e na França, onde obteve seu Baccalauréat (qualificação acadêmica francesa) em 1974. Ele então estudou Ciências Políticas na Universidade de Genebra, Suíça, graduando-se em 1980. Entre 1978 e 1980, fez vários cursos educacionais nos Estados Unidos. O Grão-duque também teve treinamento militar na Real Academia Militar de Sandhurst, Inglaterra.

Em 14 de janeiro de 1981 contraiu matrimônio em Luxemburgo com a Senhorita María Teresa Mestre Batista, filha de José Antonio Mestre e de María Teresa Batista-Falla de Mestre. Em 1981 nasceu o primeiro de seus cinco filhos, S.A.R o Grão-Duque Herdeiro Guillaume, três anos depois o S.A.R. Príncipe Félix, dois anos depois S.A.R o Príncipe Louis, quatro anos depois S.A.R a Princesa Alexandra e em 1992 S.A.R. o Príncipe Sebastién.

O Príncipe Henri tornou-se herdeiro aparente ao trono luxemburguês quando sua avó paterna, a Grã-duquesa Charlotte, abdicou em favor de seu filho, a 12 de novembro de 1964.

Em 4 de março de 1998, o Grão-Duque Herdeiro Henri foi apontado como tenente-representativo por seu pai, assumindo assim a maioria dos poderes constitucionais do grão-duque Jean. Em 7 de outubro de 2000, imediatamente depois da abdicação do Grão-duque Jean, Henri ascendeu como Grão-duque de Luxemburgo e fez o juramento constitucional ante a Câmara de Deputados, mais tarde naquele dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário